


SUMÁRIO
I Dados da Escola
.................................................................................
03
II Histórico
.............................................................................................
03
III Justificativa .......................................................................................
04
IV Objetivos
...........................................................................................
06
V Funções dos Coordenadores do LIED
............................................. 07
VI Normas e Procedimentos do LIED
.................................................. 08
VII Metodologia
.....................................................................................
10
VIII Cronograma de Atividades .............................................................
12
IX Resultados Esperados
..................................................................... 13
X Avaliação
...........................................................................................
13
XI Considerações Finais
....................................................................... 14
XII Referências Bibliográficas
............................................................... 15
XIII Anexo ............................................................................................
16
DADOS DA ESCOLA
Escola
Municipal de Ensino Fundamental Jardim Felicidade
Diretor:
José Queiroz Júnior
Coordenador
do laboratório de Informática: Ronivaldo Beckman
Código do
INEP 16003039
E-mail:
jardimfelicidade.ap@gmail.com
HISTÓRICO
Fundada em 1º de Fevereiro de 1986, na gestão do então
Prefeito Raimundo Azevedo Costa, para atender a necessidade educativa da
comunidade do Bairro Jardim Felicidade, que tinha, na ocasião, carência de
escola para suas crianças, a escola vem desenvolvendo sua ação pedagógica
baseada em princípios progressistas, atendendo atualmente o Ensino Fundamental,
Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionando nos turnos
da manhã, tarde e noite, com cerca de 970 alunos.
A
Escola funcionou inicialmente no local onde hoje se encontra o Horto Municipal,
por cerca de 4 anos, passando para o prédio atual em 13/05/89.
Teve
como 1ª diretora a Profª. Itamar Barroso Assunção e Secretária escolar Maria da
Conceição Fernandes da Trindade Costa.
Atualmente,
a Escola possui o total de 926 alunos matriculados nas modalidades do Ensino
Fundamental de 8 e 9 anos e Educação de Jovens e Adultos. A administração tem
como gestor JOSÉ QUEIROZ JÚNIOR, e como Secretário Administrativo o Professor
SERGIOMAR DA PAIXÃO SALES BAIMA e secretária escolar a Professora ZEMIRA SANTOS
SILVA.
JUSTIFICATIVA
“Ensinar
e aprender hoje não se reduz a estar um tempo numa sala de aula. Implica em
modificar o que fazemos dentro da sala de aula e organizar ações de pesquisa e
de comunicação (...)” MORAN
A
Educação Escolar vem evoluindo em termos de apropriação tecnológica, tanto em
relação aos seus suportes tecnológicos (internet, televisão, rádio,...) quanto
na apropriação da tecnologia da informação e da comunicação, pois cada
tecnologia exerce uma mediação particular nas pessoas e contextos com os quais
interagem, pressupondo um repensar na prática pedagógica do professor.
A
reformulação do ensino baseado na Lei de Diretrizes e bases para a Educação
Nacional, Lei nº 9394/96, trouxe expressivas transformações que oportunizam aos
estudantes um ensino diferenciado, pautado no desenvolvimento integral do
indivíduo. Propondo uma prática educacional adequada à realidade social, ao
mercado de trabalho e à integração do conhecimento, compreendendo que a
utilização efetiva das tecnologias na escola é uma condição essencial para
inserção mais completa do cidadão nesta sociedade de base tecnológica.
Programas
educacionais que promovam política de formação, em particular o PROINFO, foram
implementados visando à inserção das tecnologias na educação brasileira, tendo
como proposta principal contribuir para a qualidade do ensino e maximização do
ambiente escolar, visando aproximar a escola das transformações sociais, assim
como contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica subsidiada
pelos recursos tecnológicos e midiáticos, além de promover a inclusão digital
dos alunos, desenvolvendo competências e habilidades para atuarem com
eficiência neste novo contexto social.
|
Diante deste
cenário, sabemos que as mídias e tecnologias estão presentes em nosso
cotidiano, ampliando nossa visão de mundo, modificando as linguagens e propondo
novos padrões sociais e novas maneiras de apreender a realidade. A cada dia
precisamos interagir, descobrir e construir novos conhecimentos, acompanhando o
dinamismo desta sociedade aprendente que se transforma cotidianamente.
Conseqüentemente,
a escola – seus gestores e educadores – deve discutir e compreender o potencial
pedagógico e suas implicações no processo ensino aprendizagem, do uso das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como motivação, informação e
desencadeadora de reflexão, pois a escola estando inserida neste contexto
tecnológico será possível formar cidadãos autônomos e conscientes,
possibilitando que tenham uma postura crítica perante a sociedade.
“As
tecnologias da comunicação, além de serem veículos de informações, possibilitam novas formas de ordenação da experiência
humana, com múltiplos reflexos, particularmente na cognição e na
atuação humana sobre o meio e sobre si mesmo. A utilização de produtos do
mercado da informação, além de possibilitar novas formas de
comunicação, gera novas formas de produzir o conhecimento.” (PCN’s - Tecnologias da Comunicação e Informação - 5ª parte, pag.174).
De acordo com esta assertiva, o Plano
de Ação do LIED foi planejado visando estimular professores, gestores escolares e alunos,
a refletir sobre o porquê e o para quê utilizar os recursos tecnológicos, sendo
necessário compreender a realidade em que atuamos e planejar a
construção de novos cenários, de novos saberes, utilizando como ferramenta
pedagógica as novas tecnologias.
Ressaltando
a importância dessa tecnologia no processo educativo, numa perspectiva
construcionista, tanto para o desenvolvimento da prática pedagógica do professor,
tendo o computador como aliado no processo educacional, como também oferecer ao
aluno a oportunidade de perceber esse recurso não apenas como instrumentos de
entretenimento e comunicação, mas com grande potencial para colaborar na
construção significativa do conhecimento.
|
Neste sentido,
aprendendo a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às
informações, com novas possibilidades de comunicação e interação, novas formas
de aprender, ensinar e produzir conhecimento, viabilizando descobrir novos
caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia promovendo
a inclusão digital e adaptando-se ao ritmo e as exigências educacionais dos
novos tempos, oferecendo um ensino de qualidade, adequado as novas expectativas
sociais e profissionais, propiciando a
construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa
por parte de alunos e professores.
OBJETIVOS
Geral:
l Promover a inclusão digital e social
de professores e alunos, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los
para a utilização dos recursos tecnológicos (computador), como ferramenta a
serviço dos objetivos educacionais, permitindo dinamizar e qualificar o processo
de ensino aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação.
Específicos:
·
Estimular
o educador para utilização do computador como ferramenta pedagógica, para que
possa dinamizar sua prática pedagógica e desenvolver atividades diferenciadas,
significativas e prazerosas refletindo sobre seu impacto nos diversos aspectos
da vida, da sociedade e da qualidade na educação;
·
Conhecer
e operar o sistema operacional Linux Educacional, contribuindo para soluções de
problemas e propostas pedagógicas mediadas pelas tecnologias;
·
Ampliar
sua aprendizagem sobre mídias e tecnologias, manejo do computador e de alguns
programas no ambiente Linux Educacional e ainda a busca de possibilidades de
aproveitá-la no cotidiano;
·
Desenvolver
habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitem
a elaboração e edição de textos, apresentações multimídias, interatividade,
navegação e pesquisa de informações na internet;
·
|
Conhecer as
características e peculiaridades do computador, atendendo recomendações da LDB
que solicita o ensino de novas linguagens e domínio de novas tecnologias;
FUNÇÕES DOS COORDENADORES DO LIED
l Divulgar e promover o
Ambiente perante a comunidade escolar;
l Participar e apoiar o processo de planejamento, acompanhando, assessorando
e avaliando a elaboração e implementação de projetos pedagógicos e as ações de
docentes e discentes referente ao uso das TIC.
l Elaborar um plano de ação anual de suas ações;
l Elaborar e programar, em conjunto com os professores, projetos de
aprendizagem interdisciplinares, utilizando as tecnologias como recursos
pedagógicos;
l Orientar e definir junto com os Professores e/ou equipe técnica
Pedagógica, estratégias, metodologias e dinâmicas para a utilização dos
recursos tecnológicos como apoio ao currículo escolar;
l Sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a utilização
pedagógica dos recursos tecnológicos disponíveis nos ambientes de aprendizagem;
l Ter conhecimento e inserir no Projeto Político Pedagógico da
Escola, metas e ações referentes à utilização dos recursos pedagógicos
disponíveis no Laboratório de Informática;
l Participar, efetiva e ativamente, dos cursos e oficinas oferecidos
pelo NTM e NTE;
l Promover cursos, treinamentos e oficinas para os professores
da escola, utilizando os recursos tecnológicos;
l Apoiar e acompanhar o trabalho dos Professores, garantindo a
integração com os demais Ambientes Pedagógicos, ao Currículo escolar e o pleno
atendimento aos professores e alunos;
l Incentivar a divulgação e a participação da escola, de eventos
utilizando as TIC.
|
NORMAS E
PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DO LIED
O
LIED funcionará no turno da Manhã:
Responsável
pelo 1° turnno: Ronivaldo Beckaman da Silva
v
O
usuário professor deve dirigir-se ao responsável pelo ambiente de aprendizagem
(LIED), fazer sua solicitação ou seu agendamento para a utilização dos
equipamentos;
v
Os
equipamentos multimídias só poderão ser retirados ou devolvidos ao laboratório
mediante autorização do coordenador do ambiente e assinatura de cautela;
v
O
laboratório não deverá ser utilizado para jogos, sites de relacionamentos,
entre outros, que não sejam autorizados ou orientados pelo seu professor;
v
A
impressora será de uso exclusivo do laboratório, não sendo permitida impressão
de documentos alheios a este ambiente;
v
É
expressamente proibido o consumo de alimentos e bebidas nas instalações do
laboratório;
v
Os
Equipamentos devem ser desligados pelo usuário, ao término de seu uso, de
acordo com seguintes procedimentos: fechar todos os programas, finalizar o
sistema operacional; desligar o monitor e desligar o estabilizador.
v
Ao
levantar-se da cadeira o usuário deverá empurrá-la para baixo da bancada, pois
precisamos manter o ambiente organizado.
v
Não é permitido abrir ou
desconectar equipamentos, monitores, gabinetes, mouse, teclado, dar reset,
dentre outros.
v
Digitação e preparação
de materiais para professores e alunos não são atribuições do responsável pelo
laboratório.
v
O uso do laboratório só
poderá ocorrer com a presença do responsável pelo ambiente.
v
Só será permitido o uso
do laboratório para pesquisa/complementação no contra turno se o aluno estiver
devidamente uniformizado.
|
v
Não é permitido entrar
no laboratório portando bolsas e/ou sacolas.
v
Comportamentos e
atitudes inadequadas não são permitidos durante as atividades no LIED. Conversar em voz alta, balbúrdias, sentar
nas bancadas, colocar os pés sobre as cadeiras, brincadeiras, uso de celulares,
bem como dirigir-se a pessoa responsável do laboratório de forma desrespeitosa;
v
As atividades
desenvolvidas durante as aulas no laboratório são de total responsabilidade do
professor da disciplina ou da turma.
v
O uso da Internet se
restringe a fins escolares. Portanto não é permitido o acesso a páginas de
conteúdo que não sejam para pesquisas educacionais e de interesse das aulas,
tais como: sites pornográficos, hacker, bate-papo, MP3, MSN, comunidades
virtuais - Orkut, Jogos, Charges, Piadas/Humor, Novelas, TV, Música on-line,
email e outros;
v
Os responsáveis pelo
laboratório poderão a qualquer momento pedir para um aluno fechar um “site”, se
julgá-lo impróprio ou comprovar que estão sendo ignoradas as normas
pré-estabelecidas, podendo até solicitar que o mesmo se retire do laboratório;
v
No atendimento extra-classe
o aluno que se ausentar e abandonar o computador por período superior a 10
minutos, estará dando o direito a outro de utilizá-lo, caso haja muita procura;
v
No horário agendado de
aula dentro do laboratório, não é permitida a entrada de outros alunos/turmas;
v
O professor com
agendamento/aula no laboratório, não deve ausentar-se durante este período;
v
Evite jogar lixo fora
das lixeiras, no chão e em cima das bancadas;
v
É necessária a
colaboração do professor para manter a boa ordem e o ambiente físico organizado
durante suas aulas.
v
Avisar ao responsável
qualquer problema no equipamento ou periféricos, para que sejam tomadas
as devidas providências;
v
Os casos omissos deste
conjunto de normas serão analisados e decididos pela equipe de informática em
conjunto com a direção da escola.
|
METODOLOGIA
As ações
desenvolvidas no laboratório de informática devem
começar a ser planejadas na elaboração dos planos de aula, partindo da
vivência da comunidade escolar e propondo um processo interdisciplinar de
ação-reflexão-ação, utilizando-se de diferentes estratégias.
Serão
propostas pelos professores efetivos das turmas e acompanhadas pelo
professor/coordenador do ambiente de aprendizagem LIED, dando orientações
pedagógicas necessárias aos desafios provocados pelo uso do computador, dos
programas e ferramentas, oportunizando aos alunos e professores um
relacionamento estreito com a informática educativa, estimulando o
processo de construção do conhecimento.
·
Apresentação do projeto a equipe gestora e pedagógica da escola para
apreciação e possíveis sugestões;
·
Agendamento pelos professores titulares das turmas, de acordo com seus
planejamentos. Este atendimento será realizado no mesmo horário de aula, sendo
que a turma será dividida em dois grupos, para que se possam trabalhar apenas
um aluno por máquina;
·
O LIED funcionará com um cronograma de atendimento ou agendamento de
aulas ou pesquisa, sendo que as mesmas deverão ser agendadas com 24 horas de
antecedência;
· As pesquisas realizadas por alunos na
internet deverão ser orientadas e acompanhadas pelo professor da turma e/ou
disciplina e pelos coordenadores do LIED, certificando-se em relação ao acesso
a sites acadêmicos, pois tais pesquisas terão somente fins pedagógicos, não
podendo o aluno ou qualquer usuário utilizar o laboratório para fins que não
sejam os relacionados à sua prática pedagógica;
·
|
Encontro com professores para definir
estratégias para um trabalho interdisciplinar;
·
Encontro com os coordenadores da Tv Escola, Sala de Leitura, Recreação e
Jogos para socialização e planejamento de estratégias de ação que envolva todos
os ambientes de aprendizagem e os projetos que são implementados pela escola,
possibilitando a integração efetiva de toda comunidade escolar;
· Busca de parcerias;
·
Realização de oficinas para as turmas da escola que estejam interessados
em conhecer o funcionamento, linguagens e funções do sistema operacional Linux.
As oficinas serão no contra turno. As turmas serão divididas em dois grupos de
alunos, não podendo ultrapassar mais de dois alunos por máquina, para que se
possa fazer um trabalho de qualidade e atender as dificuldades individuais de
cada um. O atendimento para cada grupo de alunos terá a duração prevista de uma
hora e trinta minutos;
·
Realização de oficinas para os interessados em conhecer o sistema
operacional LINUX, estas oficinas serão abertas a toda comunidade escolar (professores,
equipe técnica pedagógica, gestores, pessoal de apoio e comunidade);
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CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
Descrição
das Atividades
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Fev.
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Mar.
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Abr.
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Maio
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Jun.
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Ago.
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Set.
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Out.
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Nov.
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Dez.
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Encontro Pedagógico
para discutir e planejar ações que integrem todos os ambientes de
aprendizagem da escola;
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Encontro Pedagógico
com o Diretor José Munhoz
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Planejamentos com
professores e agendamento/aula;
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Elaboração e apresentação
do Plano de Ação do LIED à Equipe Gestora da Escola;
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Implementação da
Oficina: “ABC do Linux” e trabalho com jogos (2° ano)
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Implementação da
Oficina: “ABC do Linux” e trabalho com jogos (2° ano)
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Implementação da
Oficina: “ABC do Linux e trabalho com jogos (2° ano)
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Implementação da
Oficina: “ABC do Linux” e trabalho com jogos (3° ano)
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Implementação da
Oficina: “ABC do Linux” e trabalho com jogos (3° ano)
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Encontro para
avaliação do trabalho realizado.
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Obs. Poderá
sofrer alterações.
RESULTADOS
ESPERADOS:
Vivemos
em um cenário sócio cultural que afeta e modifica nossos hábitos, nossos modos
de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios
relacionados à utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Os
computadores começam a se fazer presentes em todos os lugares e, junto às novas
possibilidades de comunicação, interação e informação advindas com a internet,
provocam transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas, exigindo mais
conhecimento dos indivíduos e uma revisão de posicionamentos. Nesse sentido,
através do trabalho efetivo em parceria com todos os professores, alunos e a comunidade
escolar, espera-se que passem a ver o computador não apenas como uma forma de
entretenimento e comunicação, mas também como uma forma que pode permear o
processo de ensino aprendizagem, onde o professor não se limita apenas a falar,
mas passa a direcionar/mediar o processo de construção do conhecimento, tendo o
computador como aliado no processo educacional.
AVALIAÇÃO:
Os
novos rumos do ensino propõem uma nova abordagem de avaliação, na qual não só o
seu resultado é importante, mas também todo processo de aprendizagem, que deve
ser acompanhado e valorizado. Nesse sentido a avaliação do projeto de ação
acontecerá durante todo o processo de implementação, através de encontros
presenciais com a equipe gestora, técnica e pedagógica devendo ser apontados os
pontos fortes e críticos, objetivando melhorias, por meio do diálogo e no
respeito mútuo e pelo acompanhamento do trabalho a ser desenvolvido no
Laboratório de Informática, tornando público os trabalhos educacionais
efetivamente realizados neste ambiente através da postagem no Blog da escola.
|
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
O
trabalho do LIED deve ser entendido, como um recurso pedagógico que propicia o
processo de construção de conhecimento, de cidadania e de inclusão social.
Nesse sentido, evidencia-se a participação de alunos e professores, interagindo
no processo, criando mecanismo de transformação dos alunos em cidadãos críticos
e reflexivos, capazes de questionar os mitos e as crenças que, até então,
estruturaram seus modos de pensar e agir. Cidadania, entendida enquanto um
abrir caminhos para que haja progresso do ser humano, “competência humana de
fazer-se sujeito, para fazer história própria e coletiva organizada” (DEMO,
1995, p. 2).
É
certamente a partir da compreensão do conceito de cidadania que se insere o
debate sobre o papel da Informática nas escolas, pois, dependendo do grupo
social em que está inserida e da forma como este meio de comunicação for
conduzido, certamente este poderá vir a ser um elemento importante para a
construção de mecanismos de libertação e inclusão social. E é nessa perspectiva
construtiva e reflexiva que o LIED está inserido no contexto escolar,
transmitindo novas idéias, conceitos e linguagens do contexto digital, numa
aprendizagem que é coletiva e continuada e que está situada muito além da mera
transmissão de informações, pois não há um só caminho nem uma só solução o que,
existe são várias possibilidades por meio das quais poderemos encontrar novas
respostas para velhas perguntas, desenvolvendo um trabalho de formação, para o
uso das Mídias e Tecnologias no cotidiano escolar, bem como viabilizar
condições para que os educadores possam incorporar as TIC à prática pedagógica,
de forma a favorecer uma aprendizagem significativa aos alunos.
Macapá/AP/Fevereiro/2013
Ronivaldo Beckman
Coordenadores/LIED/José
de Alencar
|
BIBLIOGRAFIA:
·
ALMEIDA,
M. E. B. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. Artigo publicado no site: www.proinfo.gov.br., 1999.
·
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
·
____________.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Programa Nacional
de Formação Continuada em Tecnologia Educacional. Introdução à Educação
Digital: caderno de estudo e prática. Brasília,2008.
·
DEMO,
Pedro. Cidadania Tutelada e Cidadania Assistida. Campinas, SP: Autores
Associados, 1995.
·
MORAN,
José Manuel e ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini (orgs.) Integração das
Tecnologias na Educação. SEED/MEC, 2005.
·
PERRENOUD,
Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
·
______________________.
Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
·
Revista
Nova Escola (www.novaescola.com.br)
|
OFICINA:
“ABC do Linux” Noções Básicas e Trabalho com Jogos - 1º Semestre
Coordenador:
Ronivaldo Beckman
SEMANA
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HORÁRIO
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PROFESSOR
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TURMAS
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2ª
Feira
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8:20 às 09:20
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Ronivaldo
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211
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9:30
às 10:30
|
Ronivaldo
|
212
|
|
|
10:30
ás 11:30
|
Ronivaldo
|
213
|
3ª
Feira
|
8:10
às 09:10
|
Ronivaldo
|
311
|
9:20
ás 10:20
|
Ronivaldo
|
312
|
|
10:20
às 11:20
|
Ronivaldo
|
313
|
|
4ª
Feira
|
8:20
às 9:20
|
Rejayne
|
213
|
9:30
às 10:30
|
Ronivaldo
|
211
|
|
|
10:30
ás 11:30
|
Ronivaldo
|
212
|
5ª
Feira
|
8:00
|
Ronivaldo
|
Planejamento
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11:30
|
Ronivaldo
|
Planejamento
|
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6ª
Feira
|
8:10
às 09:10
|
Ronivaldo
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312
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9:20
às 10:20
|
Ronivaldo
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313
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10:20
ás 11:20
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Ronivaldo
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311
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