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PROJETO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Caixa de texto: Plano de Ação
Integrando Informática e Currículo


Coordenador:
Ronivaldo Beckman
capa/AP
2013




SUMÁRIO

I Dados da Escola ................................................................................. 03
II Histórico ............................................................................................. 03
III Justificativa ....................................................................................... 04
IV Objetivos ........................................................................................... 06
V Funções dos Coordenadores do LIED ............................................. 07
VI Normas e Procedimentos do LIED ..................................................  08             
VII Metodologia ..................................................................................... 10
VIII Cronograma de Atividades ............................................................. 12
IX Resultados Esperados ..................................................................... 13
X Avaliação ........................................................................................... 13
XI Considerações Finais ....................................................................... 14
XII Referências Bibliográficas ............................................................... 15
XIII Anexo ............................................................................................ 16






DADOS DA ESCOLA
Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Felicidade
Diretor: José Queiroz Júnior
Coordenador do laboratório de Informática: Ronivaldo Beckman
Código do INEP 16003039
E-mail: jardimfelicidade.ap@gmail.com

HISTÓRICO
Fundada em 1º de Fevereiro de 1986, na gestão do então Prefeito Raimundo Azevedo Costa, para atender a necessidade educativa da comunidade do Bairro Jardim Felicidade, que tinha, na ocasião, carência de escola para suas crianças, a escola vem desenvolvendo sua ação pedagógica baseada em princípios progressistas, atendendo atualmente o Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionando nos turnos da manhã, tarde e noite, com cerca de 970 alunos.
A Escola funcionou inicialmente no local onde hoje se encontra o Horto Municipal, por cerca de 4 anos, passando para o prédio atual em 13/05/89.
Teve como 1ª diretora a Profª. Itamar Barroso Assunção e Secretária escolar Maria da Conceição Fernandes da Trindade Costa.
Atualmente, a Escola possui o total de 926 alunos matriculados nas modalidades do Ensino Fundamental de 8 e 9 anos e Educação de Jovens e Adultos. A administração tem como gestor JOSÉ QUEIROZ JÚNIOR, e como Secretário Administrativo o Professor SERGIOMAR DA PAIXÃO SALES BAIMA e secretária escolar a Professora ZEMIRA SANTOS SILVA.

           
JUSTIFICATIVA

            “Ensinar e aprender hoje não se reduz a estar um tempo numa sala de aula. Implica em modificar o que fazemos dentro da sala de aula e organizar ações de pesquisa e de comunicação (...)” MORAN

A Educação Escolar vem evoluindo em termos de apropriação tecnológica, tanto em relação aos seus suportes tecnológicos (internet, televisão, rádio,...) quanto na apropriação da tecnologia da informação e da comunicação, pois cada tecnologia exerce uma mediação particular nas pessoas e contextos com os quais interagem, pressupondo um repensar na prática pedagógica do professor.
A reformulação do ensino baseado na Lei de Diretrizes e bases para a Educação Nacional, Lei nº 9394/96, trouxe expressivas transformações que oportunizam aos estudantes um ensino diferenciado, pautado no desenvolvimento integral do indivíduo. Propondo uma prática educacional adequada à realidade social, ao mercado de trabalho e à integração do conhecimento, compreendendo que a utilização efetiva das tecnologias na escola é uma condição essencial para inserção mais completa do cidadão nesta sociedade de base tecnológica.
Programas educacionais que promovam política de formação, em particular o PROINFO, foram implementados visando à inserção das tecnologias na educação brasileira, tendo como proposta principal contribuir para a qualidade do ensino e maximização do ambiente escolar, visando aproximar a escola das transformações sociais, assim como contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica subsidiada pelos recursos tecnológicos e midiáticos, além de promover a inclusão digital dos alunos, desenvolvendo competências e habilidades para atuarem com eficiência neste novo contexto social.
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Diante deste cenário, sabemos que as mídias e tecnologias estão presentes em nosso cotidiano, ampliando nossa visão de mundo, modificando as linguagens e propondo novos padrões sociais e novas maneiras de apreender a realidade. A cada dia precisamos interagir, descobrir e construir novos conhecimentos, acompanhando o dinamismo desta sociedade aprendente que se transforma cotidianamente.
Conseqüentemente, a escola – seus gestores e educadores – deve discutir e compreender o potencial pedagógico e suas implicações no processo ensino aprendizagem, do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como motivação, informação e desencadeadora de reflexão, pois a escola estando inserida neste contexto tecnológico será possível formar cidadãos autônomos e conscientes, possibilitando que tenham uma postura crítica perante a sociedade.
            “As tecnologias da comunicação, além de serem veículos de informações, possibilitam novas formas de ordenação da experiência humana, com múltiplos reflexos, particularmente na cognição e na atuação humana sobre o meio e sobre si mesmo. A utilização de produtos do mercado da informação, além de possibilitar novas formas de comunicação, gera novas formas de produzir o conhecimento.” (PCN’s - Tecnologias da Comunicação e Informação - 5ª parte, pag.174).
            De acordo com esta assertiva, o Plano de Ação do LIED foi planejado visando estimular professores, gestores escolares e alunos, a refletir sobre o porquê e o para quê utilizar os recursos tecnológicos, sendo necessário compreender a realidade em que atuamos e planejar a construção de novos cenários, de novos saberes, utilizando como ferramenta pedagógica as novas tecnologias.
Ressaltando a importância dessa tecnologia no processo educativo, numa perspectiva construcionista, tanto para o desenvolvimento da prática pedagógica do professor, tendo o computador como aliado no processo educacional, como também oferecer ao aluno a oportunidade de perceber esse recurso não apenas como instrumentos de entretenimento e comunicação, mas com grande potencial para colaborar na construção significativa do conhecimento.
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Neste sentido, aprendendo a lidar com a diversidade, a abrangência e a rapidez de acesso às informações, com novas possibilidades de comunicação e interação, novas formas de aprender, ensinar e produzir conhecimento, viabilizando descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia promovendo a inclusão digital e adaptando-se ao ritmo e as exigências educacionais dos novos tempos, oferecendo um ensino de qualidade, adequado as novas expectativas sociais e profissionais, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa por parte de alunos e professores.








OBJETIVOS
Geral:
l  Promover a inclusão digital e social de professores e alunos, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos tecnológicos (computador), como ferramenta a serviço dos objetivos educacionais, permitindo dinamizar e qualificar o processo de ensino aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação.

Específicos:

·         Estimular o educador para utilização do computador como ferramenta pedagógica, para que possa dinamizar sua prática pedagógica e desenvolver atividades diferenciadas, significativas e prazerosas refletindo sobre seu impacto nos diversos aspectos da vida, da sociedade e da qualidade na educação;

·         Conhecer e operar o sistema operacional Linux Educacional, contribuindo para soluções de problemas e propostas pedagógicas mediadas pelas tecnologias;

·         Ampliar sua aprendizagem sobre mídias e tecnologias, manejo do computador e de alguns programas no ambiente Linux Educacional e ainda a busca de possibilidades de aproveitá-la no cotidiano;

·         Desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitem a elaboração e edição de textos, apresentações multimídias, interatividade, navegação e pesquisa de informações na internet;

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Conhecer as características e peculiaridades do computador, atendendo recomendações da LDB que solicita o ensino de novas linguagens e domínio de novas tecnologias;



FUNÇÕES DOS COORDENADORES DO LIED

l  Divulgar e promover o Ambiente perante a comunidade escolar;
l  Participar e apoiar o processo de planejamento, acompanhando, assessorando e avaliando a elaboração e implementação de projetos pedagógicos e as ações de docentes e discentes referente ao uso das TIC.
l  Elaborar um plano de ação anual de  suas  ações;
l  Elaborar e programar, em conjunto com os professores, projetos de aprendizagem interdisciplinares, utilizando as tecnologias como recursos pedagógicos;
l  Orientar e definir junto com os Professores e/ou equipe técnica Pedagógica, estratégias, metodologias e dinâmicas para a utilização dos recursos tecnológicos como apoio ao currículo escolar;
l  Sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar para a utilização pedagógica dos recursos tecnológicos disponíveis nos ambientes de aprendizagem;
l  Ter conhecimento e inserir no  Projeto Político Pedagógico da Escola, metas e ações referentes à utilização dos recursos pedagógicos disponíveis no Laboratório de Informática;
l  Participar, efetiva e ativamente, dos cursos e oficinas oferecidos pelo NTM e NTE;
l  Promover cursos, treinamentos e  oficinas para os professores da escola, utilizando os recursos tecnológicos;
l  Apoiar e acompanhar o trabalho dos Professores, garantindo a integração com os demais Ambientes Pedagógicos, ao Currículo escolar e o pleno atendimento aos professores e alunos;
l  Incentivar a divulgação e a participação da escola, de eventos utilizando as TIC.





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NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DO LIED
O LIED funcionará no turno da Manhã:
Responsável pelo 1° turnno: Ronivaldo Beckaman da Silva

v  O usuário professor deve dirigir-se ao responsável pelo ambiente de aprendizagem (LIED), fazer sua solicitação ou seu agendamento para a utilização dos equipamentos;
v  Os equipamentos multimídias só poderão ser retirados ou devolvidos ao laboratório mediante autorização do coordenador do ambiente e assinatura de cautela;
v  O laboratório não deverá ser utilizado para jogos, sites de relacionamentos, entre outros, que não sejam autorizados ou orientados pelo seu professor;
v  A impressora será de uso exclusivo do laboratório, não sendo permitida impressão de documentos alheios a este ambiente;
v  É expressamente proibido o consumo de alimentos e bebidas nas instalações do laboratório;
v  Os Equipamentos devem ser desligados pelo usuário, ao término de seu uso, de acordo com seguintes procedimentos: fechar todos os programas, finalizar o sistema operacional; desligar o monitor e desligar o estabilizador.
v  Ao levantar-se da cadeira o usuário deverá empurrá-la para baixo da bancada, pois precisamos manter o ambiente organizado.
v  Não é permitido abrir ou desconectar equipamentos, monitores, gabinetes, mouse, teclado, dar reset, dentre outros.
v  Digitação e preparação de materiais para professores e alunos não são atribuições do responsável pelo laboratório.
v  O uso do laboratório só poderá ocorrer com a presença do responsável pelo ambiente.
v  Só será permitido o uso do laboratório para pesquisa/complementação no contra turno se o aluno estiver devidamente uniformizado.
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v  Não é permitido entrar no laboratório portando bolsas e/ou sacolas.
v  Comportamentos e atitudes inadequadas não são permitidos durante as atividades no LIED. Conversar em voz alta, balbúrdias, sentar nas bancadas, colocar os pés sobre as cadeiras, brincadeiras, uso de celulares, bem como dirigir-se a pessoa responsável do laboratório de forma desrespeitosa;
v  As atividades desenvolvidas durante as aulas no laboratório são de total responsabilidade do professor da disciplina ou da turma.
v  O uso da Internet se restringe a fins escolares. Portanto não é permitido o acesso a páginas de conteúdo que não sejam para pesquisas educacionais e de interesse das aulas, tais como: sites pornográficos, hacker, bate-papo, MP3, MSN, comunidades virtuais - Orkut, Jogos, Charges, Piadas/Humor, Novelas, TV, Música on-line, email e outros;
v  Os responsáveis pelo laboratório poderão a qualquer momento pedir para um aluno fechar um “site”, se julgá-lo impróprio ou comprovar que estão sendo ignoradas as normas pré-estabelecidas, podendo até solicitar que o mesmo se retire do laboratório;
v  No atendimento extra-classe o aluno que se ausentar e abandonar o computador por período superior a 10 minutos, estará dando o direito a outro de utilizá-lo, caso haja muita procura;
v  No horário agendado de aula dentro do laboratório, não é permitida a entrada de outros alunos/turmas;
v  O professor com agendamento/aula no laboratório, não deve ausentar-se durante este período;
v  Evite jogar lixo fora das lixeiras, no chão e em cima das bancadas;
v  É necessária a colaboração do professor para manter a boa ordem e o ambiente físico organizado durante suas aulas.
v  Avisar ao responsável qualquer  problema no equipamento ou periféricos, para que sejam tomadas as devidas providências;
v  Os casos omissos deste conjunto de normas serão analisados e decididos pela equipe de informática em conjunto com a direção da escola.









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METODOLOGIA
            As ações desenvolvidas no laboratório de informática devem começar a ser planejadas na elaboração dos planos de aula, partindo da vivência da comunidade escolar e propondo um processo interdisciplinar de ação-reflexão-ação, utilizando-se de diferentes estratégias.
Serão propostas pelos professores efetivos das turmas e acompanhadas pelo professor/coordenador do ambiente de aprendizagem LIED, dando orientações pedagógicas necessárias aos desafios provocados pelo uso do computador, dos programas e ferramentas, oportunizando aos alunos e professores um relacionamento estreito com a informática educativa, estimulando o processo de construção do conhecimento.

·   Apresentação do projeto a equipe gestora e pedagógica da escola para apreciação e possíveis sugestões;

·   Agendamento pelos professores titulares das turmas, de acordo com seus planejamentos. Este atendimento será realizado no mesmo horário de aula, sendo que a turma será dividida em dois grupos, para que se possam trabalhar apenas um aluno por máquina;

·   O LIED funcionará com um cronograma de atendimento ou agendamento de aulas ou pesquisa, sendo que as mesmas deverão ser agendadas com 24 horas de antecedência;

·   As pesquisas realizadas por alunos na internet deverão ser orientadas e acompanhadas pelo professor da turma e/ou disciplina e pelos coordenadores do LIED, certificando-se em relação ao acesso a sites acadêmicos, pois tais pesquisas terão somente fins pedagógicos, não podendo o aluno ou qualquer usuário utilizar o laboratório para fins que não sejam os relacionados à sua prática pedagógica;

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   Encontro com professores para definir estratégias para um trabalho interdisciplinar;

·   Encontro com os coordenadores da Tv Escola, Sala de Leitura, Recreação e Jogos para socialização e planejamento de estratégias de ação que envolva todos os ambientes de aprendizagem e os projetos que são implementados pela escola, possibilitando a integração efetiva de toda comunidade escolar;

·   Busca de parcerias;

·   Realização de oficinas para as turmas da escola que estejam interessados em conhecer o funcionamento, linguagens e funções do sistema operacional Linux. As oficinas serão no contra turno. As turmas serão divididas em dois grupos de alunos, não podendo ultrapassar mais de dois alunos por máquina, para que se possa fazer um trabalho de qualidade e atender as dificuldades individuais de cada um. O atendimento para cada grupo de alunos terá a duração prevista de uma hora e trinta minutos;

·   Realização de oficinas para os interessados em conhecer o sistema operacional LINUX, estas oficinas serão abertas a toda comunidade escolar (professores, equipe técnica pedagógica, gestores, pessoal de apoio e comunidade);
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CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Descrição das Atividades
Fev.
Mar.
Abr.
Maio
Jun.
Ago.
Set.
Out.
Nov.
Dez.

Encontro Pedagógico para discutir e planejar ações que integrem todos os ambientes de aprendizagem da escola;


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Encontro Pedagógico com o Diretor José Munhoz

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Planejamentos com professores e agendamento/aula;


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Elaboração e apresentação do Plano de Ação do LIED à Equipe Gestora da Escola;


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Implementação da Oficina: “ABC do Linux” e trabalho com jogos (2° ano)


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Implementação da Oficina: “ABC do Linux” e trabalho com jogos (2° ano)




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Implementação da Oficina: “ABC do Linux e trabalho com jogos (2° ano)






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Implementação da Oficina: “ABC do Linux” e trabalho com jogos (3° ano)








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Implementação da Oficina: “ABC do Linux” e trabalho com jogos (3° ano)




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Encontro para avaliação do trabalho realizado.









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Obs. Poderá sofrer alterações.
















RESULTADOS ESPERADOS:
            Vivemos em um cenário sócio cultural que afeta e modifica nossos hábitos, nossos modos de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Os computadores começam a se fazer presentes em todos os lugares e, junto às novas possibilidades de comunicação, interação e informação advindas com a internet, provocam transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas, exigindo mais conhecimento dos indivíduos e uma revisão de posicionamentos. Nesse sentido, através do trabalho efetivo em parceria com todos os professores, alunos e a comunidade escolar, espera-se que passem a ver o computador não apenas como uma forma de entretenimento e comunicação, mas também como uma forma que pode permear o processo de ensino aprendizagem, onde o professor não se limita apenas a falar, mas passa a direcionar/mediar o processo de construção do conhecimento, tendo o computador como aliado no processo educacional.















AVALIAÇÃO:

            Os novos rumos do ensino propõem uma nova abordagem de avaliação, na qual não só o seu resultado é importante, mas também todo processo de aprendizagem, que deve ser acompanhado e valorizado. Nesse sentido a avaliação do projeto de ação acontecerá durante todo o processo de implementação, através de encontros presenciais com a equipe gestora, técnica e pedagógica devendo ser apontados os pontos fortes e críticos, objetivando melhorias, por meio do diálogo e no respeito mútuo e pelo acompanhamento do trabalho a ser desenvolvido no Laboratório de Informática, tornando público os trabalhos educacionais efetivamente realizados neste ambiente através da postagem no Blog da escola.
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CONSIDERAÇÕES FINAIS
            O trabalho do LIED deve ser entendido, como um recurso pedagógico que propicia o processo de construção de conhecimento, de cidadania e de inclusão social. Nesse sentido, evidencia-se a participação de alunos e professores, interagindo no processo, criando mecanismo de transformação dos alunos em cidadãos críticos e reflexivos, capazes de questionar os mitos e as crenças que, até então, estruturaram seus modos de pensar e agir. Cidadania, entendida enquanto um abrir caminhos para que haja progresso do ser humano, “competência humana de fazer-se sujeito, para fazer história própria e coletiva organizada” (DEMO, 1995, p. 2).
            É certamente a partir da compreensão do conceito de cidadania que se insere o debate sobre o papel da Informática nas escolas, pois, dependendo do grupo social em que está inserida e da forma como este meio de comunicação for conduzido, certamente este poderá vir a ser um elemento importante para a construção de mecanismos de libertação e inclusão social. E é nessa perspectiva construtiva e reflexiva que o LIED está inserido no contexto escolar, transmitindo novas idéias, conceitos e linguagens do contexto digital, numa aprendizagem que é coletiva e continuada e que está situada muito além da mera transmissão de informações, pois não há um só caminho nem uma só solução o que, existe são várias possibilidades por meio das quais poderemos encontrar novas respostas para velhas perguntas, desenvolvendo um trabalho de formação, para o uso das Mídias e Tecnologias no cotidiano escolar, bem como viabilizar condições para que os educadores possam incorporar as TIC à prática pedagógica, de forma a favorecer uma aprendizagem significativa aos alunos.

Macapá/AP/Fevereiro/2013
Ronivaldo Beckman

Coordenadores/LIED/José de Alencar
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BIBLIOGRAFIA:

·         ALMEIDA, M. E. B. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. Artigo publicado no site: www.proinfo.gov.br., 1999.
·         BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
·         ____________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional. Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática. Brasília,2008.

·         DEMO, Pedro. Cidadania Tutelada e Cidadania Assistida. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.
·         MORAN, José Manuel e ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini (orgs.) Integração das Tecnologias na Educação. SEED/MEC, 2005.
·         PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
·         ______________________. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
·         Revista Nova Escola (www.novaescola.com.br)





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OFICINA: “ABC do Linux” Noções Básicas e Trabalho com Jogos - 1º Semestre
Coordenador: Ronivaldo Beckman
SEMANA
HORÁRIO
PROFESSOR
TURMAS
2ª Feira
8:20 às 09:20
Ronivaldo
211
9:30 às 10:30
Ronivaldo
212

10:30 ás 11:30
Ronivaldo
213
3ª Feira
8:10 às 09:10
Ronivaldo
311
9:20 ás 10:20
Ronivaldo
312
10:20 às 11:20
Ronivaldo
313
4ª Feira
8:20 às 9:20
Rejayne
213
9:30 às 10:30
Ronivaldo
211

10:30 ás 11:30
Ronivaldo
212
5ª Feira
8:00
Ronivaldo
Planejamento
11:30
Ronivaldo
Planejamento
6ª Feira
8:10 às 09:10
Ronivaldo
312
9:20 às 10:20
Ronivaldo
313

10:20 ás 11:20
Ronivaldo
311


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