PROJETO
DE APRENDIZAGEM
IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA E. E. JOSÉ DE
AENCAR
END. Rua Cândido
Mendes, 192 – Bairro Central.
PROFESSORA MULTIPLICADORA: Ana Marcela
PÚBLICO ALVO: alunos de 6ª e 7ª série, primeiro turno da
Escola.
Coordenador do Projeto: Ronivaldo Beckman da Silva PERÍODO DE
REALIZAÇÃO: Um
semestre
LOCAL
DE REALIZAÇÃO: Bairro Perpétuo do Socorro
TEMA: Perpétuo do
Socorro em Foco
SUBTEMAS
Aspectos históricos
·
Aspectos
sócio-econômicos
·
Aspectos
religiosos
·
Aspectos
geográficos
·
Aspectos
culturais
·
Políticas
públicas
·
Sociedade
civil organizada
·
Iniciativa
Privada
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS
·
História
·
Geografia
·
Ensino Religioso
·
Projetos
·
Informática
MÍDIAS DISPONÍVEIS PARA
INTEGRAR
- Computador;
- TV e vídeo
- Impressos como: jornais e folhetos informativos
JUSTIFICATIVA
As transformações
ocorridas na sociedade impõem a necessidade da escola desenvolver currículos
amplos e flexíveis que contemplem a valorização da diversidade como elemento
central e enriquecedor do desenvolvimento pessoal e social dos educandos.
Considerando
ainda, que uma das marcas da educação deste milênio está pautada na
pluralidade. Pluralidade de culturas, de diálogos, de fonte de conhecimentos e
de aprendizagens. Observa-se a importância da escola correlacionar os
diferentes conhecimentos com a realidade dos alunos, bem como, elementos que
possibilitem seu envolvimento e participação como estratégias de motivação. Desta
forma, superando os obstáculos e construindo uma educação articulada com as
mudanças que perpassam a sociedade no contexto atual.
Nesta
perspectiva, o projeto “Perpétuo do Socorro em Foco” visa traçar um retrato do
bairro onde a Escola está inserida, oportunizando não só os alunos envolvidos
no projeto como toda a comunidade escolar, obter conhecimentos acerca das
dificuldades e potencialidades, bem como, a busca de alternativas que
contribuam para melhoria da qualidade de vida de toda comunidade que vive no
mesmo e em seu entorno.
.
OBJETIVOS
Geral.
·
Construir um retrato do bairro, seus
problemas e potencialidades, considerando a ótica dos alunos.
Específicos.
·
Oportunizar a toda a comunidade escolar,
conhecimentos a respeito da realidade do bairro onde a escola está inserida;
·
Valorizar as paisagens locais e preservar o
meio ambiente
·
Conhecer os serviços oferecidos à comunidade
·
Desenvolver a criticidade dos alunos.
METODOLOGIA
1. Atores e papéis que deverão desempenhar
·
Para Planejamento, orientação e
acompanhamento dos alunos: professores das turmas envolvidas em parceria com os
coordenadores dos ambientes de aprendizagem
(Telessala, Lied, Biblioteca e Sala de leitura).
·
Alunos das turmas envolvidas: para os
registros fotográficos, filmagem, entrevistas, pesquisas de campo e montagem de
gráficos com dados coletados, maquetes, etc.
2. Dinâmica da atividade
·
Os alunos serão divididos em grupos onde
desenvolverão atividades, levando em consideração seu sub-tema.
·
Divisão da turma
em grupos;
·
Divisão dos
sub-temas por grupos;
·
Subdivisão dos
grupos para: pesquisa, visitas às Instituições especializadas para coletas de
dados; registros fotográficos e entrevistas;
·
Análise dos dados coletados e elaboração de gráficos;
·
Elaboração do texto reflexivo sobre o tema desenvolvido;
·
Estruturação do trabalho;
·
Socialização através de uma mostra de trabalhos e/ou documentário.
RESULTADOS ESPERADOS
- A partir da realização deste projeto espera-se que os alunos
envolvidos tenham uma nova postura frente à temática estudada;
- Sejam agentes multiplicadores dentro do espaço escolar e em sua
comunidade.
RECURSOS
MATERIAIS
·
Filmadora, gravador de áudio, máquina
fotográfica digital e comum, filmes fotográficos, computador, TV, vídeo, data
show, papel 40 kilos, cartolina, pincel atômico, caneta e papel...
AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser
formativa e processual levando em consideração o empenho e o envolvimento dos
alunos individualmente e em grupo. A avaliação também deverá ter um caráter diagnóstico
tanto para professores como para alunos, e utilizada na detecção de possíveis
erros e como redirecionamento das próximas ações com relação ao tema.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
·
ALMEIDA, M. E.
Projetos em Ambientes Inovadores. Série Estudos –
Educação a
Distância – MEC. Brasília, 2000.
·
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
língua portuguesa – 1ª à 4ª série. Brasília, 1997. Disponível em:
http://www.mec.gov.br/sef/sef/pcn.shtm
·
http://www.riobranco.ohttp://www.ibr-online.com.br/institucional/proj-educa
cionais.htmlrg.br
·
PERRENOUD, P.
Novas Competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
·
Salto para o FUTURO: Reflexões sobre a
educação no próximo milênio/ Secretaria de Educação a Distancia. Brasília:
Ministério da Educação e do Desporto – SEED. 1998
EQUIPE
DE ELABORAÇÃO
·
Ronivaldo Beckman da Silva (Coordenador
do LIED)
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