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quarta-feira, 16 de outubro de 2013

PROJETO DE APRENDIZAGEM



PROJETO DE APRENDIZAGEM

IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA E. E. JOSÉ DE AENCAR
END. Rua Cândido Mendes, 192 – Bairro Central.
PROFESSORA MULTIPLICADORA: Ana Marcela
PÚBLICO ALVO: alunos de 6ª e 7ª série, primeiro turno da Escola.
Coordenador do Projeto: Ronivaldo Beckman da Silva                                              PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Um semestre
  LOCAL DE REALIZAÇÃO: Bairro Perpétuo do Socorro

TEMA: Perpétuo do Socorro em Foco



SUBTEMAS
Aspectos históricos
·         Aspectos sócio-econômicos
·         Aspectos religiosos
·         Aspectos geográficos
·         Aspectos culturais
·         Políticas públicas
·         Sociedade civil organizada
·         Iniciativa Privada


 DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

·         História
·         Geografia
·         Ensino Religioso
·         Projetos
·         Informática



MÍDIAS DISPONÍVEIS PARA INTEGRAR
  • Computador;
  • TV e vídeo
  • Impressos como: jornais e folhetos informativos


JUSTIFICATIVA


As transformações ocorridas na sociedade impõem a necessidade da escola desenvolver currículos amplos e flexíveis que contemplem a valorização da diversidade como elemento central e enriquecedor do desenvolvimento pessoal e social dos educandos.
            Considerando ainda, que uma das marcas da educação deste milênio está pautada na pluralidade. Pluralidade de culturas, de diálogos, de fonte de conhecimentos e de aprendizagens. Observa-se a importância da escola correlacionar os diferentes conhecimentos com a realidade dos alunos, bem como, elementos que possibilitem seu envolvimento e participação como estratégias de motivação. Desta forma, superando os obstáculos e construindo uma educação articulada com as mudanças que perpassam a sociedade no contexto atual.
            Nesta perspectiva, o projeto “Perpétuo do Socorro em Foco” visa traçar um retrato do bairro onde a Escola está inserida, oportunizando não só os alunos envolvidos no projeto como toda a comunidade escolar, obter conhecimentos acerca das dificuldades e potencialidades, bem como, a busca de alternativas que contribuam para melhoria da qualidade de vida de toda comunidade que vive no mesmo e em seu entorno.

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 OBJETIVOS


Geral.
·           Construir um retrato do bairro, seus problemas e potencialidades, considerando a ótica dos alunos.

Específicos.

·               Oportunizar a toda a comunidade escolar, conhecimentos a respeito da realidade do bairro onde a escola está inserida;
·               Valorizar as paisagens locais e preservar o meio ambiente
·               Conhecer os serviços oferecidos à comunidade
·               Desenvolver a criticidade dos alunos.

 METODOLOGIA


1.  Atores e papéis que deverão desempenhar

·               Para Planejamento, orientação e acompanhamento dos alunos: professores das turmas envolvidas em parceria com os coordenadores dos ambientes de aprendizagem     (Telessala, Lied, Biblioteca e Sala de leitura).
·           Alunos das turmas envolvidas: para os registros fotográficos, filmagem, entrevistas, pesquisas de campo e montagem de gráficos com dados coletados, maquetes, etc.

2.  Dinâmica da atividade

·         Os alunos serão divididos em grupos onde desenvolverão atividades, levando em consideração seu sub-tema.
·         Divisão da turma em grupos;
·         Divisão dos sub-temas por grupos;
·         Subdivisão dos grupos para: pesquisa, visitas às Instituições especializadas para coletas de dados; registros fotográficos e entrevistas;
·         Análise dos dados coletados e elaboração de gráficos;
·         Elaboração do texto reflexivo sobre o tema desenvolvido;
·         Estruturação do trabalho;
·         Socialização através de uma mostra de trabalhos e/ou documentário.

 RESULTADOS ESPERADOS


  • A partir da realização deste projeto espera-se que os alunos envolvidos tenham uma nova postura frente à temática estudada;
  • Sejam agentes multiplicadores dentro do espaço escolar e em sua comunidade.



 RECURSOS MATERIAIS

     ·         Filmadora, gravador de áudio, máquina fotográfica digital e comum, filmes fotográficos, computador, TV, vídeo, data show, papel 40 kilos, cartolina, pincel atômico, caneta e papel...



 AVALIAÇÃO


A avaliação deverá ser formativa e processual levando em consideração o empenho e o envolvimento dos alunos individualmente e em grupo. A avaliação também deverá ter um caráter diagnóstico tanto para professores como para alunos, e utilizada na detecção de possíveis erros e como redirecionamento das próximas ações com relação ao tema.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

·         ALMEIDA, M. E. Projetos em Ambientes Inovadores. Série Estudos –
                        Educação a Distância – MEC. Brasília, 2000.
·         BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa – 1ª à 4ª série. Brasília, 1997. Disponível em: http://www.mec.gov.br/sef/sef/pcn.shtm

·         http://www.riobranco.ohttp://www.ibr-online.com.br/institucional/proj-educa cionais.htmlrg.br
·         PERRENOUD, P. Novas Competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
·          Salto para o FUTURO: Reflexões sobre a educação no próximo milênio/ Secretaria de Educação a Distancia. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto – SEED. 1998

EQUIPE DE ELABORAÇÃO

·         Ronivaldo Beckman da Silva (Coordenador do LIED)







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