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Tecnologias: inovação ou problema para a escola?
A
escola do século XXI está inserida automaticamente no campo tecnológico e por
sua vez o professor e todo o profissional que faz parte do âmbito escolar.
Entretanto, é preciso capacitar o professor e os demais funcionários para que saibam
utilizar a tecnologia em seu favor e do próprio educando. Uma vez que somente
ter computadores, tabletes, lousa digital e laptops, não fazem uma escola ser
digitais. É preciso saber propor atividades ligadas às tecnologias que favoreça
o aprendizado dos alunos.
Assim,
ensinar o modo correto de ligar e desligar o computador, apresentar o
funcionamento básico dessa máquina, trabalhar como fazer pesquisa, utilizando
de forma inteligente os sites disponíveis na internet e como estruturar essa
pesquisa nas normas da ABNT(Associação Brasileira de Normas de Trabalho) e
ainda, construir slides que possam facilitar um exposição oral por parte dos
alunos.
Ou
seja, podemos usar o facebook , o email-s como aliados na produção escrita, mostrando
a diferença entre a linguagem do internauta e do falante da linguagem culta.
Além disso, percebermos em nossa prática como Coordenador do Laboratório de
Informática, que os alunos e os próprios professores não detêm conhecimentos
básicos de Informáticas, como criar uma pasta, copiar e colar documentos,
acessar sites de busca e pesquisa com GOOGLE, a WIKIPÈDIA, etc.
Portanto,
acredito que existe um longo percurso pela frente, até nos tornarmos nativos
digitais na escola, entretanto, os primeiros passos foram dados, procurando
aprender e prender como nesse curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e
Aprendendo com as TIC`s. Todo professor tem por obrigação começar a se inserir
nesse mundo digital, de aprendizado tecnológico, de Educação à Distância, de
Ambientes Virtuais, de simuladores, de jogos didáticos virtuais, etc.
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