Seguidores

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Atividade1 – Panorama do uso das mídias nas escolas

Autoanálise da Prática Pedagógica


Analisando o texto “Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento critico nas escolas de ensino fundamental de Florianópolis” percebe-se o quanto o segmento escola erra no momento de colocar em prática o uso das tecnologias, entenda-se tecnologia no sentido amplo da palavra e não somente o computador,  internet, mas sim o rádio, a televisão, o DVD, etc.
Ou seja, não utilizam todos os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas em estudo e ainda, quando utilizam visam somente a parte prática dos recursos didáticos tecnológicos. Assim, não buscam discutir a ideologia que permeia cada recurso disponível, como afetam a vida dos alunos psicologicamente e de forma o sistema como um todo tira proveito da sociedade, a partir das propagandas veiculadas pela televisão, por exemplo.
Entretanto, Devo dizer que como Trabalho no Laboratório de Informática, uso constantemente os computadores nas atividades enquanto professor do LIED, haja vista, que trabalho com diferentes séries, desde 2º ano do ensino fundamenta até o  6º e 7º ano também do ensino fundamental.
Nas turmas de 2º ano do ensino fundamental, geralmente trabalhamos com jogos educativos, jogos esses próprios do Sistema Operacional Linux, que trabalham desde uso do mouse, de atividades de Português, de Matemática, de raciocínio lógico, de coordenação motora, etc.

Ainda, com este intuito de aprendizagem do uso correto do computador por parte dos alunos, trabalhamos com as turmas de 6º e 7º ano atividades ligadas ao Editor de textos( BROFICCE), como: formatação de um texto, criação de pastas, pesquisas em diversos sites da internet, trabalhos de planilhas eletrônicas( IMPRESS),  e o  uso de e-mail como ferramenta pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário