Autoanálise
da Prática Pedagógica
Analisando o texto
“Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento critico nas escolas de ensino
fundamental de Florianópolis” percebe-se o quanto o segmento escola erra no
momento de colocar em prática o uso das tecnologias, entenda-se tecnologia no
sentido amplo da palavra e não somente o computador, internet, mas sim o rádio, a televisão, o DVD,
etc.
Ou seja, não utilizam todos
os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas em estudo e ainda, quando
utilizam visam somente a parte prática dos recursos didáticos tecnológicos.
Assim, não buscam discutir a ideologia que permeia cada recurso disponível,
como afetam a vida dos alunos psicologicamente e de forma o sistema como um
todo tira proveito da sociedade, a partir das propagandas veiculadas pela
televisão, por exemplo.
Entretanto, Devo dizer que
como Trabalho no Laboratório de Informática, uso constantemente os computadores
nas atividades enquanto professor do LIED, haja vista, que trabalho com
diferentes séries, desde 2º ano do ensino fundamenta até o 6º e 7º ano também do ensino fundamental.
Nas turmas de 2º ano do
ensino fundamental, geralmente trabalhamos com jogos educativos, jogos esses
próprios do Sistema Operacional Linux, que trabalham desde uso do mouse, de
atividades de Português, de Matemática, de raciocínio lógico, de coordenação
motora, etc.
Ainda, com este intuito de
aprendizagem do uso correto do computador por parte dos alunos, trabalhamos com
as turmas de 6º e 7º ano atividades ligadas ao Editor de textos( BROFICCE),
como: formatação de um texto, criação de pastas, pesquisas em diversos sites da
internet, trabalhos de planilhas eletrônicas( IMPRESS), e o uso de e-mail como ferramenta pedagógica.
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